Live discute reestruturação da Educação no retorno das escolas às atividades presenciais

🎯CONVITE LIVE – Estaremos com a conselheira do Conselho Nacional de Educação/CNE, Maria Helena Guimarães de Castro, e a estudante do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra, Louyse Kelly Silva de Medeiros.

Maria Helena Guimarães é um dos nomes mais estratégicos, neste momento, para a educação brasileira, uma vez que foi correlatora do Parecer 05/2020 que dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da Covid-19. E, neste momento, ela trabalha num novo parecer que vai melhor detalhar a reestruturação da educação a partir do retorno às escolas, que deverá ser apreciado e votado nos primeiros dias de julho, e que leva em consideração tudo que outros países estão estabelecendo, assim como a realidade brasileira.

Socióloga e professora aposentada da Unicamp, Maria Helena Guimarães de Castro, atualmente, é conselheira do Conselho Nacional de Educação/CNE. É, ainda, presidente da Comissão de Formação de Professores e presidente da ABAVE/Associação Brasileira de Avaliação Educacional, além de Embaixadora do PISA para Escolas no Brasil e consultora educacional. Foi, também, secretária executiva do Ministério da Educação e presidente do Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular/BNCC; secretária estadual de Educação de São Paulo e membro do Conselho Estadual de Educação de SP, presidente do INEP de 1995 a 2002, sendo responsável pela reformulação do SAEB, implantação do ENEM e do Provão, organização do Sistema de Estatísticas Educacionais e implantação do PISA no Brasil. Participa do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular e do Todos pela Educação. É membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *